quarta-feira, 6 de maio de 2009

Contaminações

Depois das revoluções todas, passamos agora, de tempos em tempos, por "ditas" revoluções nas áreas da biomedicina. A cada momento existe um medicamento novo, um gene novo e uma nova promessa que tudo poderá ser resolvido com remédios... Existem até cientistas (renomados) que já apregoam que chegaremos num ponto onde a morte - isso mesmo - a morte, será eliminada!
Porém, enquanto isso não acontece, a cada período de tempo nos deparamos com novas ameaças de contaminação. A mais nova é pelo vírus da nomeada "gripe suína".
E, a partir do pânico que começou no México, pudemos observar toda a mobilização de vários organismos de saúde e outros, para os cuidados necessários.
Tal pânico fêz com que num período de feriado prolongado no México, não se viram (onde sempre se viam) pessoas circulando pela cidade do México - capital, aproveitando o feriado.
Uma cena chamou em especial minha atenção: um parque imenso - parecido com o nosso Parque do Ibirapuera estava vazio! Apenas um casal sentado lendo!
São muitos os paradoxos de nosso tempo! Pessoas pesquisando e investindo muita grana para "eliminar" a morte de nossa existência, enquanto muitas outras morrem por contaminações diversas: por gripes, por falta de saneamento, por falta de recursos básicos...
Paradoxal demais.
Sem contar os medos correntes das pessoas que temem ser "contaminadas" devido aos preconceitos todos que carregam vida afora!
São medos demais de contaminações diversas.
E a vida? E a possibilidade de convivência?
Será que dessas o medo também será senhor de tempos em tempos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário