domingo, 28 de junho de 2009

PERDOAR

Perdoar, para a maioria de nós não é uma ação feita de forma tão natural e espontânea.
É mesmo, muito difícil, perdoar alguém que causou mágoa, sofrimento, perdas (reais ou imaginárias).
Mesmo que esta ação que causou dor não tenha sido feita de forma leviana, nem premeditada.
Errar e perdoar estão dentro das possibilidades da aventura humana. Talvez, até mais errar, do que perdoar, uma vez que muitos de nós arriscamos ações, acreditando que acertaremos o alvo. Porém, não é raro errarmos. E, nos erros, podemos machucar pessoas próximas.

Li, recentemente, uma definição de perdão que considero bem próxima do que acredito ser este ato:
"... perdoar não significa esquecer o que a pessoa cometeu contra nós, nem ter que conviver com esta pessoa, perdoar significa soltar a garganta desta pessoa..."

Mas, se, com o tempo, além de soltar a garganta da pessoa, conseguirmos orar por ela, e mais a frente, conviver com ela, é porque Deus, através de seu Santo Espírito, está agindo em nós amorosamente e sutilmente. Porém, Deus não exige a segunda parte. Aliás, nem a primeira.
É que Deus, em sua infinita sabedoria, nos conhece tão bem, que sabe que se não aprendermos a perdoar, seremos muito mais infelizes.

E, tem uma outra parte desta questão: aprender a perdoar a si mesmo.
Parece-me que, perdoar a si mesmo, soltar a própria garganta, conviver consigo mesmo após errar, de forma generosa e amorosa, é ainda mais difícil.
Psiquicamente, podemos pensar que, se viemos de uma família relativamente saudável, nosso superego é bem severo conosco, caso os limites tenham sido estabelecidos de forma muito rigida em nossa infância. Por isso, muitas vezes, é tão dificil perdoar a si mesmo.
Mas, assim como soltar a garganta do próximo me parece fundamental para nossa saúde emocional, soltar a própria garganta, é da mesma forma e medida, imprescindível.

Minha oração - é mesmo uma oração - é para que Deus ou o nome que você dê a esse Ser, nos conceda amor e generosidade para conosco e para com os outros, e que Seu Santo Espirito atue em nosso ser constantemente, ajudando-nos a ser mais "HUMANOS" - literalmente mais humanos - errando, acertando, sentindo raiva, elaborando e aprendendo a perdoar.

Estes passos não tem prazos ou necessidade para serem realizados, segundo minha compreensão do que é o amor de Deus, mas com certeza, se pudermos dá-los, ficaremos melhores conosco e com os outros.

- "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

2 comentários:

  1. oi, aninha,
    muito bonito o que escreveu...
    fiquei mesmo muito tocado (ambos sabemos o porquê).

    Oxalá esse Santo Espírito possa cultivar minha alma e o meu corpo para que eu consiga soltar as gargantas que tenho em minhas mãos, inclusive a minha.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aninha,
    escrevi no Doxa! uma coisa inspirado em seu texto "perdoar", mas acho que desviei um pouco o assunto ou apenas me defendo... sei lá, mas me veio tão espontâneo e solto que o risco de parecer blasfemo me pareceu desimportante... depois gostaria se pudesse comentá-lo..

    beijos,
    ev.

    ResponderExcluir