quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"A ONDA"

"A ONDA" é o nome de um filme que assisti recentemente.
Trata-se de uma adaptação alemã, de um fato real que aconteceu em uma escola da Califórnia no ano de 1967, com alunos de ensino médio.
Resumindo: o professor tenta explicar aos jovens alunos o que é uma autocracia, propondo que durante os 5 dias que precisam estudar o tema, eles vivam como se estivessem num regime autocrático. Desastre total. O diretor da película explora, com competência e sabedoria, a frágil estrutura destes seres, que somos nós. Não por acaso, penso eu, os alemães se apropriaram da história. Os tempos são sempre meio sombrios. Os países de forma geral, (que se denominam democracias) com suas estruturas sócio políticas, vivem sempre numa tênue fronteira entre a democracia e a tentação do autoritarismo. Basta visitarmos nossos amigos na Venezuela e na Bolívia. Para não irmos para fora de nossa querida América do Sul. Exemplos estão ai, em vários continentes.
No filme em questão, os alunos são questionados sobre a possibilidade de a Alemanha se tornar novamente um país de regime autoritário, ao que grande parte reage de maneira negativa, afirmando que pela experiência do passado, a democracia alemã é sólida. Ledo engano!
Através de meu olhar, num pequeno recorte, (porque podem ser feitos vários) constato a fragilidade do psiquismo humano, e a tendência de seguir os ditos líderes carismáticos.
Como somos frágeis. Como os discursos podem nos seduzir com facilidade. Sedução, atração, convencimento. Cinco dias bastaram para que uma catástrofe tomasse uma proporção considerável. Recomendo que assistam. Façam suas reflexões. Sempre é tempo para estabelecer auto análises e avaliar como estamos caminhando. Para verificar qual é o nosso potencial autoritário! Isso já é um bom começo!

A ONDA
Alemanha 2008
Direção de Dennis Gansel
Protagonistas: Jurgen Vogel e Max Riemelt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário