quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VAMPIROS S/A

Vivemos num momento inundado por filmes de vampiros! Vampiros para todos os gostos: para adolescentes, velhos e maduros! Pelo que li, temos à disposição 7 títulos:
- os da Saga Crepúsculo - Crepúsculo (2009), Lua Nova (2009) e Eclipse (Para 2010) - , Sede de Sangue, Matadores de Vampiras Lésbicas, Deixa Ela Entrar, Garota Infernal, True Blood e a série norte-americana da TV paga Vampire Diaries.
A "vampirada" está fazendo a festa, literalmente!
Fiquei pensando sobre essa avalanche vampiresca. Uma das questões que me ocorreu é que nada cai tão bem quanto um "vampirinho" nesta nossa sociedade que se pauta por padrões de consumo como norma de sucesso. "Consumos" de forma desmedida lembram boas sugadas vampirescas; as sensações prazerosas acontecem de fato! A compulsão pelo consumo não é rara. Imaginem a onda que invade o apetite voraz de sugar o que o "mercado" oferece aos vampiros de plantão, a cada novo produto que é lançado com o slogan "de prazer puro" que as diversas midias exploram com muita competência.

Oras, o que é um vampiro? Deixando de lado todo o charme que o cinema confere aos vampiros - e que eu adoro - os vampiros são animais que tem hábitos noturnos e parte destas espécies "suga" suas presas. Metaforicamente, os vampiros cinematográficos são sugadores charmosos, sedutores, crueis e libidinosos. E estão sempre à espreita para sugar a vida de alguém gostoso, charmoso e bonito (homens e mulheres). Nada mais sugestivo para uma sociedade como a nossa, onde muitos discursos se sustentam pautados no extremo de um narcisismo primário e um hedonismo sem limites. O que são seres extremamente narcísicos e hedonistas? Os que vivem de sugar as pessoas para conseguir atingir o que desejam a qualquer custo. Seja lá o que for.

Todas estas linhas que escrevo ainda são expressão das reflexões que venho tecendo devido às questões que levantei quando escrevi sobre CAUSAS. Me parece que existem conexões entre estas questões todas e nossa inércia social. Para que lutar? - podem pensar muitos - se a avalanche vampiresca está ai, a pairar sobre nossas cabeças - até no cinema -, sugando nossas forças e ideais?
Mas, como ainda acredito na UTOPIA, mesmo que ela esteja dentro de minha imaginação somente, penso que podemos andar com bastante alho, crucifixos e argumentos sensatos, inteligentes e astutos para ficar sempre na posição de combate contra estes sugadores que não cansam de tentar minar as forças das pessoas que acreditam em valores mais justos e solidários, com a convicção de que o "mercado" não é a medida para o que uns e outros acreditam ser o sucesso e o último ponto onde se deve chegar nesta vida, a cada nova mercadoria consumida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário