sexta-feira, 2 de abril de 2010

PÁSCOA

A Páscoa na tradição judaico cristã se relaciona com o tema da libertação.

Na história judaica, a relação está na saída dos judeus do Egito, onde viviam, segundo consta na história bíblica, sob a égide da escravidão. Tiveram direito, inclusive, à abertura do Mar Vermelho por Moisés. Foi uma libertação em grande estilo.

Na história bíblica cristã, a libertação se relaciona com o rito sacrificial de Jesus Cristo. É uma libertação proposta de dentro para fora. Uma libertação que diz respeito à nossa capacidade de mergulhar profundamente em nossa interioridade e abrir mão de nossas mesquinharias. Uma libertação que propõe uma vida menos suscetível aos vários apelos - em nossos dias - do consumo irrefreado, de um narcisismo exagerado e um hedonismo sem limites. A proposta é para vivermos uma vida mais simples, mais solidária.

Se formos capazes de, dia após dia, nos relacionar de maneira menos egoísta e infantilizada com nossos convivas, essa libertação interior dará os ares de sua GRAÇA.

........................................................
De todos os lugares e formas, nos chegam discursos de agressividade e extrema rivalidade entre países e povos, discursos de violência, discursos fofoqueiros de cunho particular, com objetivo de provocar intrigas e gerar mágoas. Sejam por concorrências econômicas, por patologias, por despeito, por inveja, por problemas de uma auto estima doente. Seja como for, violências e rivalidades não faltam.

......................................................
Penso que Jesus, com toda a sua GRAÇA, olha para todos nós e continua dizendo ao Seu Pai Celestial:
"...perdoai-os Pai, eles não sabem o que fazem...".

E eu, aqui na minha pequenez humana oro a Jesus e pergunto:

"...até quando não saberemos o que fazemos e continuaremos a nos machucar e machucar inocentes?..."

E ouço imediatamente a voz doce e amorosa de Jesus que responde:

"...até sempre Ana Lucia, porque vocês tem dificuldade de compreender e aceitar meu amor gracioso. meu AMOR é eterno e vocês, por enquanto, só vêem em partes. mas, sossega seu coração e sua alma, porque chegará o dia em que vocês verão face a face, e receberão de forma integral meu amor e o compreenderão. serão novos tempos..."

E eu aqui, comovida com esse AMOR incondicional, e sempre firme acreditando na utopia, só posso dizer:

"...AMÉM..."

UMA BOA PÁSCOA A VOCÊ QUE PASSA POR AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário