segunda-feira, 3 de maio de 2010

A VIDA E OS SONHOS

Consta que o inglês William Shakespeare, o mais célebre dramaturgo de todos os tempos, escreveu em um de seus textos a frase:

"...a vida é feita da mesma matéria que os sonhos..."

Gosto desta definição da vida. Gera uma sensação boa pensar assim.

Mas, não romantizo a vida. Senti e sinto na pele, literalmente, as dificuldades que viver e crescer impõem a todos. A questão é que encarar a vida como um sonho dá uma dimensão clara de que existe um limite de tempo. E, neste limite, construímos a nossa história. Uma história que já vem, óbvio, com aspectos do enredo escritos por nossos pais. Eles sonham sonhos para seus filhos...

Porém, mesmo com parte deste enredo já escrito, sonhar a própria vida e arriscar mudanças de enredo são sempre desafios bons e divertidos! Não acho legal dramatizar tanto as questões cotidianas como muitos fazem. Me causa tédio. Prefiro encarar este sonho que é viver como uma tragicomédia. E que, é bem melhor rir de si mesmo nesta jornada. Rir de si mesmo gera leveza, torna a vida mais agradável e, normalmente, faz com que pessoas interessantes gostem de rir conosco. Me divirto muito e conto com gente muito boa que se diverte comigo. Mesmo quando os aspectos são mais trágicos, conseguimos parar e resolvê-los sem tanto drama. Amadurecer para mim, é dramatizar menos e encarar os fatos de forma mais objetiva. Isso não exclui a sensibilidade, claro. Só nos dá a dimensão de que a vida tem altos, baixos, planícies e desertos.

Gosto deste sonho que é a vida. Imagino que Shakespeare era muito espirituoso. Em suas obras, vislumbramos, por meio de seus personagens, todas as nuances, sentimentos e atitudes que nós temos. Comédias, tragédias, dramas, obssessões, compulsões, loucuras, histeria e tudo o mais que o universo humano contém.
Todos sonhando seus sonhos. Alguns, claro estão mais para pesadelos. Porém, em todas as suas peças temos a clareza de que a construção, seja do sonho ou do pesadelo, nunca se separa de seu protagonista. É sempre bom pensar sobre isso!

Bons sonhos!

.......................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário