terça-feira, 12 de julho de 2011

AMADURECER

A passagem do tempo dividida em horas, dias, meses e anos foi uma invenção humana. Mais uma invenção que contribui para nos atualizar, a cada momento, de nosso amadurecimento e envelhecimento cronológico.
Para mim o cronos não tem nada de lógico. Tudo parece cada vez mais ilógico, isso sim, a cada aniversário.
Tudo parece ilógico, porque, uma das premissas da psicanálise com a qual concordo é que o inconsciente é atemporal. E, como para mim faz sentido que somos seres ilógicos, que o inconsciente nos rege em grande medida, em cada aniversário a atemporalidade se faz sempre presente. Porque, se de um lado, o corpo denuncia explicitamente a passagem do tempo, de outro lado, as emoções nos remetem sempre às lembranças da infância e juventude.
Ou seja, há sempre um descompasso entre corpo físico e psiquê! E, nesse descompasso vivemos nosso desconforto cotidiano! Desconforto esse, que muitos tentam driblar por meio da "estética sintética". Estão aí as estatísticas de cirurgias plásticas para comprovar!
Mas, para as agruras da vida não existe plástica que dê jeito. Por isso, ainda prezo pelo bom e velho companheiro de viagem: o exercício do pensamento crítico. Este sim, pode nos ajudar a viver o cotidiano de forma mais saudável e integrada, sem necessidade de tantas fragmentações a cada vez que nos olhamos no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário