sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MENTES E CORAÇÕES

Vivemos numa sociedade considerada democrática. Porém, nos últimos tempos, estamos sendo informados e vendo muitas imagens dignas de modelos sociais autoritários. Vide as ações na cracolândia, pinheirinho, estações de trem na cidade do Rio de Janeiro, as ações em Salvador, entre outras.
Por mais que, de forma geral, os discursos dos políticos girem em torno do conceito da democracia, várias ações efetivas são de cunho autoritário.
Ao ouvir em vários canais, as manifestações discursivas de chamados líderes, podemos depreender claramente em suas falas, o desejo de dominar "mentes e corações", num processo onde as diferenças são absolutamente rechaçadas.
O que predomina, em grande escala, são grupos políticos que ensejam doutrinar e impor seus "ideais" com relação ao que querem como norma social.
Tenho lido e ouvido algumas pessoas que pensam e sistematizam seus pensamentos de forma clara e abrangente, propondo ações que levam em conta, de fato, as regras que regulam uma sociedade auto denominada democrática.
Pena que, em muitos Estados o que predomina é um tipo de esquizofrenia política, com uma total cisão entre discurso político X práticas sociais efetivas.
E, ouso dizer que vários (ou talvez, a maioria) dos considerados líderes políticos querem mesmo é dominar "mentes e corações" da população num processo de total cooptação da reflexão aprofundada e séria!
Porque, se o aprofundamento das reflexões sobre as questões sociais fosse encarado de forma participativa e democrática, muitas coisas seriam de outra forma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário