domingo, 22 de setembro de 2013

VERDADE \ VERDADES...

Recentemente, o Papa Francisco Bergoglio respondeu, para surpresa geral, questionamentos realizados por Eugenio Scalfari, jornalista italiano.
Scalfari se declara ateu, mas "fascinado pela pregação de Jesus de Nazaré".

As questões:
1- se uma pessoa não tem fé, nem a procura, será perdoada pelo Deus cristão...
2- a Igreja que acredita na verdade revelada, considera pecado o fato de alguém não crer em nenhuma verdade absoluta, mas somente em verdades relativas e subjetivas...

ao que o Papa respondeu:
1- feita a primeira premissa de que a misericórdia de Deus não tem limites, ... (vou resumir) se nos dirigirmos a Ele de coração contrito e sincero, a questão não é de crer ou não crer, mas em obedEcer a própria consciência... (QUE TIPO DE CONSCIÊNCIA, PENSO QUE A MORAL,,,GRIFO MEU)

2- sobre a "verdade":
"eu não falaria, mesmo para aqueles que acreditam, em verdade absoluta. Para a fé cristã, a verdade é o AMOR DE DEUS POR NÓS EM JESUS CRISTO. Portanto, a verdade é UMA RELAÇÃO. ... (resumo)

O Papa diz ainda, que a diferença não existe entre crentes e não crentes, mas existe entre aqueles que pensam e OS QUE NÃO PENSAM!

(Para quem quiser ler a matéria inteira: REVISTA CARTA CAPITAL\25.09)

..............................................................................................

Bem, pensando nesta leitura que fiz, e na notícia de que, desde ontem (21.09.2013) um Movimento Militante Fundamentalista Somali denominado "AL - SHABAAB" matou aproximadamente 60 pessoas, E ainda faz reféns e feriu quase 200 pessoas num Shopping de alto padrão na cidade de Nairóbi, fico a me indagar sobre que verdades são essas... como estabelecer parâmetros de "verdades" para seres criados de forma a acreditar numa verdade absoluta... Como construir diálogos possíveis entre "OS QUE PENSAM" e aqueles considerados "NÃO PENSANTES"
(pensando na expressão Papal)...

Todos pensam, de uma forma ou de outra ... pensam de forma aberta ou fechada... Alguns de nós pensamos de forma ampliada e outros pensam se fechando em suas trincheiras...

Enquanto isso, os grupos fundamentalistas continuam exercendo sua violência... Com certeza estão pautados num tipo de pensamento. Construíram este pensamento, pautados em fatos históricos, em histórias familiares, subjetivas, objetivas... Como poderemos alcançar a todos com a possibilidade de inversão de certos pensamentos...

Concordo com a afirmação do Papa. A verdade é uma relação. Como fazer para ampliar esta relação com povos diversos...

("...Verdade, jogo de esconde-esconde - esconde-esconde... o que esconderá...")


São questões... sempre questões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário