terça-feira, 10 de abril de 2018

"JOGANDO CONVERSA FORA"
Muitas vezes precisamos "jogar conversa fora"...
fora da gente, fora da nossa caxola, simplesmentete para fora de nossos invólucros, porque as idéias ficam pedindo pra sair da gente mesma, e se não saem parece que vão explodir.
Ontem assisti ao documentário - Che Guevara: a formação de um ícone. Primeiro, que relembrei minha ida à Cuba em 2017 e como o Che Guevara era lindo... Que homem lindo... além de idealista e revolucionário, ainda era lindo.
O documentário explora o cerne da iconografia da imagem de Che, a partir da foto de Alberto Korda - "a foto do herói" que é a mais reproduzida no mundo (por motivos diversos).
Em Cuba pude ver muitas destas fotos, maravilhosas! E não resistindo, comprei várias...
Bem, mas escrevo sobre isso devido ao momento histórico atual. Escrevo isso devido aos "ECONOMOCRATAS" sempre de plantão, que idolatram o "Deus Mercado" e defendem que "fora do mercado não há salvação"...
Quanta baboseira...quanta falácia...quantas misérias em nome do "Deus Mercado".
Muitxs nunca entraram nem entrarão "no mercado",,, vivem, viveram e viverão sempre às margens. O "mercado" é sempre excudente, sempre seletivo, sempre rigoroso... pensem nos "critérios para estar dentro do mercado": atualizado, dinâmico, com formações acadêmicas sucessivas que nunca serão suficientes...
Che Guevara, após a revolução Cubana em 1959 foi ministro da indústria. Trabalhava com os operários na defesa do principio do trabalho coletivo e solidário.Porém, como era um idealista e um revolucionário, característticas que estavam em seu DNA, renunciou a cidadania cubana concedida por Fidel, explicou seus motivos em carta e se mandou pra Bolívia com um grupo de cubanos para "ajudar os hermanos bolivianos" a fazer a revolução e a reforma agrária...
Desconfio que Che percebeu rapidamente que Fidel, sim Fidel, ele mesmo se tornaria um líder autoritário, e antes de cair em desgraça, se mandou!
Porque um idealista precisa de ideiais, de sonhos.., sem eles, sufoca e morre...
Penso que para Che, melhor ser "matado" lutando por seus ideiais do que se render e morrer preso à sistemas, sejam quais forem!
Bem...talvez seja essa minha ilusão...um certo ideal... porque também preciso de ar retirado dos idealistas para respirar atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário