domingo, 1 de fevereiro de 2009

"A MICROFÍSICA DO PODER"

O pensador M. Foucault escreveu muitos livros sobre a questão do poder, estabelecendo correlações com o exercício de mando nas Instituições Sociais.
Um destes livros, "A Microfísica do Poder" trata das questões, as quais o pensador nomeou de " pequenos poderes ", exercidos por pessoas ou grupos que consideram que, de fato, existem pessoas superiores em relação à outras pessoas.
Fico a pensar sempre neste assunto, em várias situações do cotidiano.
Nas situações corriqueiras da vida é impressionante constatar quantas pessoas pensam que sempre sabem mais e "melhor" do que todas as demais pessoas. E por isso sentem-se com direitos a exercer seus "micro poderes" em condições que, constantemente, humilham outras pessoas.
Parto do pressuposto que qualquer pessoa em condições saudáveis, pode aprender a pensar por si e realizar as mais diversas atividades, e que, se receber o devido apoio e confiança, não precisa de ninguém que fique exercendo tutela sobre suas ações.
Sou chata com relação a isso. Muito chata! Principalmente com os seguidores desta doutrina que prega que todos precisam ser "controlados" porque senão as coisas não acontecem...
É impressionante como vivemos em constante clima de "Big Brother"!
Não raro, as pessoas que precisam exercer este controle sobre terceiros tem perfis que contam com um bom potencial de insegurança e inveja. Para sentirem-se "melhores" necessitam subjugar as pessoas! E, precisam o tempo todo reafirmar a sua "grande importância".
Infelizmente, muitas Instituições agregam chefias (em grande maioria) com este perfil, porque são também bons funcionários "puxa-sacos"!
Por que será tão difícil compreender que todos podem pensar por si, e aceitar que o outro nunca será como eu quero? E que muitas vezes o que o outro pensa ou sugere pode ser melhor do que coisas que já pensei ou adoto?
Arrisco um hipótese: porque é difícil exercer a humildade e aceitar que todos são potencialmente capazes de elaborar suas idéias e realizar ações bacanas ! Precisam somente de apoio e confiança. Mas, só ofertamos o que temos! Uns ofertam inteligência...outros, ignorância (de si e do outro!)
Quem sabe, com passos de formiga, possamos contribuir para diminuir um pouquinho da mediocridade neste mundo, exercendo menos ações controladoras e humilhantes?
E, quem sabe, aprender a experimentar doses homeopáticas de generosidade!

Um comentário:

  1. Muito bom seu comentário, me ajudou no meu trabalho para faculdade, me fez entender um pouco mais sobre estes micro poderes.

    ResponderExcluir