sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VENTOFORTE

VENTOFORTE...
Neste caso, VENTOFORTE se trata do nome de um Grupo Teatral que iniciou sua trajetória no Rio de Janeiro em 1974, através de seu fundador, Ilo Krugli.
Através de um teatro itinerante, o VENTOFORTE seguiu e chegou neste mês aos seus 35 anos de existência.
Por ocasião deste aniversário, o Grupo está realizando a apresentação de 2 espetáculos e de um Cancioneiro na Unidade do Sesc Pompeia em São Paulo. Estas atividades se encerram domingo, dia 15/2/2009.
Hoje, tive o privilégio de assistir ao espetáculo deles que recebe o nome de "Se o mundo fosse bom, o dono morava nele! Só este nome já me causou risos, antes mesmo de assistir ao espetáculo.
É uma leitura do VENTOFORTE sobre o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.
Estou rindo até agora, mas também sairam algumas lágrimas dos meus olhos durante a apresentação. O elenco é ótimo e muito divertido. Parafraseando um comercial televisivo, as boas risadas que dei "não tem preço"! Meus amigos, eu e a platéia riamos quase sem parar! E, uma risada puxava outra!
Mas, com toda singeleza e graça, a adaptação deste texto de Suassuna pelo VENTOFORTE trouxe-me sublimes reflexões e lembranças. Me fêz chorar, porque remete diretamente à uma boa parcela do nosso sofrido povo! E, as interpretações são as responsáveis por estas emoções que vieram de forma mais intensa.
Que muitos ventos fortes mantenham sempre em movimento o Grupo VENTOFORTE, e que o Sr. Ilo Krugli possa, ainda, nos presentear com sua inteligência, simplicidade, profundidade e carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário