segunda-feira, 30 de março de 2009

"GRAN TORINO"

O nome acima é do filme dirigido e estrelado por Clint Eastwood, em cartaz nos cinemas.
Amo cinema. E tenho curtido muito os filmes dirigidos e as vezes estrelados por Clint Eastwood. Exemplos: "Menina de Ouro", "Sobre Meninos e Lobos", "As Pontes de Madison" (este último de 1995). Tanto em "Menina de Ouro" como em "Gran Torino", Eastwood explora o que podemos classificar da relação mestre/discípulo. É uma relação onde aspectos entre o "velho" e o "novo" vão sendo costurados, e cada personagem envolvido na trama vai seguindo um rumo de amadurecimento, onde o mundo vai sendo apresentado em suas diversas e complexas nuances e redes relacionais.
Na trama de "Gran Torino" estão praticamente todas as questões complexas que a sociedade contemporânea apresenta: globalização ou guerras forçando fluxos migratórios, conflitos advindos destas tramas, nos aspectos econômicos e geográficos dos países, intolerância racial, preconceitos, problemas familiares, dificuldades no exercício da sensibilidade no trato dos velhos por parte dos filhos, e por aí vai...
O mérito deste septuagenário ator e diretor - Clint Eastwood - está em dosar cada ingrediente com uma delicadeza e um talento pouco vistos em filmes desta categoria.
Todas as questões colocadas vão recebendo um trato especial do ator e diretor em foco. Nada é banalizado. Clint Eastwood não deixa que clichês atrapalhem o rumo da película. Dos aspectos mais comezinhos do cotidiano com a vizinhança, à sua relação com o padre local e a um sério conflito devido a uma violenta gangue, Clint Eastwood não derrapa. Tem foco claro, sabe o que quer trasmitir e o que fazer para alcançar tal resultado. Não existe titubeio. Todos os atores crescem com a sua direção. É fantástico!

Saio revigorada quando vejo um filme assim. Sem lições moralistas, nem receitas. Que faz com que várias reflexões sejam gestadas devagar. Este é o resultado de um ser que amadurece e generosamente oferta os frutos deste amadurecimento ao seu público!

Que venham mais filmes do Sr. Clint!

Nenhum comentário:

Postar um comentário