segunda-feira, 27 de julho de 2009

DORES

Várias são as dores no mundo e do mundo.
E, muita insensibilidade...
Blindagens diversas... literais e metafóricas!
As blindagens seriam para evitar a dor, mas, a própria blindagem já não é uma espécie de dor?
Aquela de que não queremos falar, aquela que pensamos poder evitar?

sexta-feira, 24 de julho de 2009

GRIPE SUINA - REFLEXÕES NECESSÁRIAS

PANDEMIA DO LUCRO

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe SUÍNA?
No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que pode ser prevenida com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam!
No mundo, por ano, morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos por frasco. Os noticiários, disto nada falam!
Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.Os noticiários, disto nada falam!
Mas, há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves, noticiários mundiais inundaram-se de noticias. Uma epidemia, a mais perigosa de todas. Uma Pandemia! Só se falava da terrífica enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos: 25 mortos por ano.
A gripe comum, mata por ano, meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.
Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?
Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.
A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos. Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a doença em sua população.
Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro. Antes com os frangos e agora com os porcos.
Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso. Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo. Só a gripe porcina, a gripe dos porcos.
E eu me pergunto: se atrás dos frangos havia um “galo”, atrás dos porcos não haverá um “grande porco”?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque.
Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidosoTamiflú.
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
Não nego as necessárias medidas de precaução que estão sendo tomadas pelos países. Mas, se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos a todos os países, especialmente às populações mais carentes, essa, me parece, seria a melhor solução.
(Texto de Helio Inforsato)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

RELACIONAR-SE - HOMENAGEM A ARCANE

"ARCANE" é o nome de uma intervenção artística da Cia Francesa "Les Philebulistes".

São dois atores-malabaristas em cena - dentro, fora, do lado - de uma traquitana imensa, que lembra uma roda gigante sem cadeiras.

Para mim, o efeito desta apresentação de 30 minutos, foi o de uma dança sobre relacionar-se.
Oras juntos, oras separados, oras equilibrando-se, oras soltando-se, oras balançando-se, oras cada um de um lado da roda. Girando sem parar.

A roda, para mim, aludiu ao tempo... à roda viva da vida que gira, gira, gira... sem parar!

Em muitos momentos medo, porque em determinados movimentos, onde as dificuldades eram maiores, a confiança mútua tinha que ser total...

Em outros, emoção..., e assim tudo começou a girar na minha cabeça e no meu coração! LEMBRANÇAS, MEDOS, TRISTEZAS, ALEGRIAS...

Valeu! Esta arte me fêz viajar em pensamentos, me fêz sentir medo, tristeza, alegria, emoção!

"ARCANE".

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRIMEIRO DENTINHO

Escrevo estas linhas em homenagem à minha irmã. Porque me pediu. Já disse que tenho sobrinhos. E, devem ter percebido que sou coruja mesmo! Fico corujando os pequenos, porque me deleito com a companhia deles. Uma sobrinha tem 6 meses. É uma linda, simpática e sorridente bebezinha de 6 meses. E hoje, 13 de julho de 2009, percebemos que a pequena já tem um dentinho!
Que emoção. Brindamos com ela, a parabenizamos, demos risada... e, ela nos olhando com aqueles olhões e sorrindo como sempre, parecia até que entendia....
Parafraseando um slogan de muito sucesso dos anos 80:
"...o primeiro dentinho, as corujas nunca esquecem..."

domingo, 12 de julho de 2009

QUEBRA CABEÇAS

Tenho sobrinhos. Um deles, com 5 anos de idade, adora montar quebra-cabeças. E, muitas vezes, me pede para ajudá-lo, quando sente uma dificuldade maior. Porém, nas montagens destes jogos, ele me dá um banho de inteligência. Ele é ótimo! O que admiro profundamente em meu sobrinho, no exercício de montar estes jogos, é a sua determinação de seguir em frente, juntando as peças, mesmo com um grau de dificuldade, as vezes, acima de sua idade. Ele mesmo se propõe estes desafios. Pede os jogos pelo que vê nas imagens, independente de serem para faixas etárias maiores.

Oras, o que é a vida, pensando metaforicamente, senão um grande quebra-cabeças? As vezes com dificuldades menores, as vezes com dificuldades maiores, mas sempre exigindo um esforço de pensamento e de ação.

Admiro as pessoas que, independente do grau de dificuldade que enfrentam, seguem em frente.Oras caindo, oras levantando, oras sentindo todas as peças soltas, como se não tivessem conexão. Mas, com seu exercício de pensamento e de ação, conseguem conectá-las e continuar! E, as vezes, nem sempre por opção própria, deixam peças soltas mesmo, porque esta é a possibilidade que o momento oferece!

Viva a vida, viva meu sobrinho e viva os quebra-cabeças!

sábado, 4 de julho de 2009

AMIGOS

No dicionário Aurélio algumas definições para a palavra amigo são:
- acolhedor, que ampara, companheiro, carinhoso - entre outras.
Quão abençoados os amigos! Pessoas que acolhem, são carinhosas e amparam em situações delicadas. Nas conversas, quando colocamos alguma questão que nos aflige ou entristece, o amigo - que nos conhece bem - sempre fala algo que sózinhos não conseguimos pensar. E, faz com que possamos suspender pensamentos neuróticos e reelaborá-los a partir da luz que lança com suas sábias observações. Aqui faço uma homenagem à todas as pessoas que conseguem ser amigas e tem amigos. Obrigada por proporcionarem esta relação tão generosa e prazerosa.