terça-feira, 20 de outubro de 2009

CAUSAS

Quando eu estava no início da adolescência, vivi o período das grandes passeatas pelas DIRETAS JÁ! Foi o meu batismo no considerado "engajamento político". Quanta emoção, quanta novidade... Sentindo que estava participando de algo importante, dentro do "olho do furacão".
Depois vieram outros acontecimentos políticos, dos quais sempre participei de formas diversas.
Fui entender que eram CAUSAS nacionais tempos depois. GRANDES CAUSAS penso eu.
Hoje, ao conversarmos com muitos adolescentes, após a apresentação de uma peça teatral voltada para eles, ficamos passeando por vários temas, e um deles foi se eles (adolescentes) tem causas pelas quais entendem que devem ir à luta.
Foram enumeradas várias questões. Mas, nenhuma delas pareceu convencer boa parte do público como sendo CAUSAS. Fico me perguntando o que está acontecendo conosco. Todos nós. Será que o fato de um homem considerado líder político vindo do povo, que passou por metalúrgicas como operário, foi líder sindical, foi cassado, entrou para a história como um dos fundadores do denominado PARTIDO DOS TRABALHADORES e vem participando da vida política do país pelos meandros oficiais, chegando à Presidência da República nos paralisou?
Será que vivemos esta paralisia no país, sem termos tido coragem de ir às ruas, como cidadadãos e gritar "FORA SARNEY" porque Lula é presidente?
Será que este fato nos impossibilita de lutar novamente por causas políticas nacionais que valham a pena? A exemplo das "DIRETAS JÁ", do pedido de "IMPEACHMENT DO COLLOR", e de fatos que mobilizaram nossa ação em prol do país?
Penso nisso, e participo desta imobilidade que parece imperar...
Teremos novamente a força necessária para as ações coletivas? Estas, tão fundamentais para nos fazer refletir sobre o que significa COLETIVIDADE, SOCIEDADE CIVIL...
Oxalá soprem ventos fortes, que nos façam novamente sair às ruas, gritar e agir por CAUSAS que valham a pena e nos causem enorme senso de participação e coletividade. Que os discursos que nos querem imobilizados, conformados e satisfeitos sejam desconstruidos por ações efetivas, que façam com que tenhamos a certeza de que estas ações coletivas, direcionadas para objetivos maiores sempre valem a pena!
Considero aberta neste blog a temporada para a reflexão! E, espero em breve, que possamos abrir juntos uma nova etapa de saida às ruas para lutar por novas CAUSAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário