sábado, 6 de março de 2010

COMPROMETER-SE...

"Comprometer-se".

Na nossa língua portuguesa penso imediatamente em alguns desdobramentos, ao ler esta palavra, dividindo-a:

com = junto
prometer = fazer promessa, dar esperança de bom futuro

compro = de comprar
meter-se = de se meter em algo, ou se submeter a algo

Pois é. Comprometer-se lembra que nos metemos em algo, prometemos algo, seja no âmbito afetivo, material, espiritual. Meter-se em algo pode ser também adquirir algo.

E que nos metemos em algo ou prometemos algo, que na maioria das vezes, fêz outras pessoas se meterem junto conosco. A questão é se honramos ou não nossos comprometimentos.

Vivemos tempos perversos com relação a questão relacionada ao compromisso. Perversidade esta que está na raiz da maneira como foi sendo construida a sociedade qual a conhecemos e vivemos hoje. A maneira brutal de produzir bens de consumo e incentivar de maneiras eficientes os "consumidores" a consumir mais e mais, tem levado grande parte das pessoas a acreditarem que tudo se torna descartável num estalar de dedos. E, essa descartabilidade tem sido utilizada por muitos em seus discursos, inclusive, para a troca de pessoas em relacionamentos afetivos.

Não faço aqui uma defesa irresponsável de compromissos falidos. Não sou, nem tradicional, nem conservadora. Porém, tenho sensatez suficiente e uma boa formação ética e moral para saber diferenciar conceitos e ações relacionadas a esta frenesi incontrolável que as pessoas tem vivido em querer "tudo novo a todo momento".

Nas relações afetivas, esta descartabilidade tem sido responsável por ações absolutamente irresponsáveis e cruéis, algumas das quais tenho percebido ao meu redor.

Relacionar-se e comprometer-se são uma díade que normalmente caminham juntas. E, também não falo aqui só de relacionamentos afetivos. Falo de relacionamentos de trabalho, de relacionamentos em âmbitos de ações sociais mais amplas.

Não é possível formarmos responsavelmente, relações amorosas e afetivas, pessoas, grupos de trabalho, partidos políticos e tudo o que se relaciona com estas esferas, se não conseguirmos ser coerentes com nosso discurso e ação no âmbito do comprometimento. Fica tudo fluido demais sem comprometimento. As pessoas percebem rapidamente quando estão sendo ludibriadas por discursos vazios.

É sempre bom termos em mente que o comprometimento é necessário. Porque, caso contrário, o cinismo passa a reger nossas vidas!

Um comentário:

  1. Oi, Aninha,
    Uau! Que fúria!!!
    Mais um significado possível para comprometer:

    com.: junto
    prometer.: fazer promessa; dar esperança de bom futuro

    ou seja, comprometer é prometer-junto.

    Hoje em dia tudo é muito fragmentado! Os sonhos estão escassos e os projetos de vida andam dissolvidos demais para que consigamos nos fiarmos uns nos outros... como será, então? Tenho mesmo muito medo do futuro, sabe?

    beijos.
    ev.

    ResponderExcluir