quarta-feira, 21 de abril de 2010

TRANSIÇÕES

Certa vez, passando por uma situação específica, li uma definição da palavra transição que gostei muito:

"Transição é mudança de lugar, de situação, de status. Mudança subjetiva ou objetiva. Transição é travessia. É ir para onde não se sabe. É estar a caminho". Transição é não estar mais na forma anterior, sem ter chegado ainda, à nova forma".

Para mim esta definição é ampla, causa angústia. Pense: "transição é não estar mais na forma anterior, sem ter chegado ainda, à uma nova forma".

Angustiante porque ficamos um período como que flutuando. Sem saber exatamente para onde vamos, como ficaremos. Esquisito não?

Penso que estamos sempre em transição. Não há como escapar. A questão é que alguns pensam sobre suas transições e são mais sensíveis. Outros simplesmente sofrem, porque carecem de condições de elaborar. Os que mais sofrem são aqueles que, na ilusão de evitar as transições, pensam manter-se no mesmo lugar. Ledo engano. As transições são constantes. Levando ao extremo, a morte é transição. Então, todos caminhamos para ela, independente de gostarmos ou não de pensar sobre isso.

Transição incomoda, gera insegurança, medo. Mas, após ser feita, gera novas perspectivas. A maioria delas mais interessantes do que podiamos supor. E, já que não adianta fugir, é melhor aproveitar da melhor forma as transições. Se não tentarmos elaborar e passar pela situação de forma mais madura, é inevitável que as doenças psicossomáticas aparecerão. Não duvide.
E, quando a angústia for grande, o mais sensato é parar e dar um passo de cada vez. Não exigir tanto de si. E, quando menos esperarmos, já teremos passado pela bendita transição. Daí poderemos perceber de onde saímos e onde chegamos.
.............................................................

2 comentários:

  1. Oi Aninha!!!
    Boas férias...
    nem nos despedimos.
    Gostei do texto. Eu também me sinto angustiado com as transições. No entanto, concordo. Não escapamos a elas... e assim, nós, os sensíveis, inaptos a vivermos fixos, somos água corrente, brisa passageira, tempestade de março... o fogo da fênix.
    Beijos.
    boas transições.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. Amei seu blog. E logo de cara me deparo com esse texto sobre transições. Estou passando por várias no momento...rs e são bem evidentes.
    E realmente, geram angústia, porque gente desconhece o que virá dessas transições. E prá uma pessoa que, como eu, sempre quer estar no controle das situações, mesmo sabendo ser impossível, não saber o que vai acontecer é um tanto desesperador.
    Adorei te conhecer!!!
    Bjos. Elisabete(de Porto de Galinhas...rs)

    ResponderExcluir