terça-feira, 11 de maio de 2010

"CAPITALISMO GLOBAL E PERVERSÕES"

Li o texto "não existe almoço grátis" do jornalista João Pereira Coutinho no Caderno Ilustrada do Jornal Folha de São Paulo nesta data.

Trata-se de reflexão mais do que necessária, óbvio, sobre a crise que assola a Grécia, país que faz parte do Bloco que tem o Euro como moeda. Vale lembrar que o Euro foi adotado pela Europa para torná-la mais forte e competitiva.

Mas, quero pensar aqui algumas outras questões relacionadas ao que chamo de "Capitalismo Global e suas Perversões".

Desde que o Sistema de Produção Capitalista passou a existir, as suas metamorfoses são cíclicas. Para se manter como Sistema faz-se necessário metamorfosear para adequar-se aos novos ritmos e ciclos econômicos.

Na atual metamorfose, nos encontramos num momento histórico onde somos chamados de CONSUMIDORES. Oras, se somos os CONSUMIDORES, espera-se que honremos nosso compromisso de consumir. E, para que o ritmo do consumo seja acelerado, são adotadas as mais diversas medidas econômicas para que o acesso ao crédito se dê de forma fácil. A oferta de crédito fácil é um vírus a corroer todos os espaços públicos.

Aí entendo que acontece uma das perversões deste sistema - (entre tantas outras). Para crescer e ampliar seus tentáculos, o sistema capitalista em seu atual estágio precisa que o consumo seja maior. Para que o consumo seja maior, adotam-se medidas que facilitam o acesso ao crédito.

Quem de vocês, ainda não recebeu alguma propaganda de CRÉDITO FÁCIL, onde no slogan consta que não será necessária pesquisa relacionada à sua situação financeira?

Não sei se ainda sou ingênua, mas como alguém pode oferecer crédito sem pesquisar se aquela pessoa que o busca poderá honrar seu compromisso? Considero isto uma das perversões.

Todos nós somos instados e bombardeados, das mais variadas formas - publicitárias / midiáticas - a consumir e consumir... O sistema capitalista de produção existe para isso: consumirmos. As mercadorias são produzidas de formas vertiginosas para que os CONSUMIDORES as comprem.

Mas, o incentivo ao consumo e ao crédito fácil gerou mais esta perversão: adquirir dinheiro via crédito fácil, consumir de forma afoita, endividar-se e viver de empréstimos para pagar empréstimos e continuar consumindo.

Somos testemunhas oculares da crise que se iniciou nos Estados Unidos em 2008 devido à bolha inflacionária gerada pelo crédito imobiliário. Crédito concedido de forma irresponsável. E, esta irresponsabilidade amplia-se mundo afora.

Somando a irresponsabilidade de várias instituições financeiras às características de grande parte da população que é compulsiva e adere quase que instanteneamente ao apelo publicitário pelo consumo frenético obtemos o resultado que assola o mundo: endividamento crescente.

Mas, contrárias à todas as promessas de felicidade e satisfação que o consumo e o crédito apresentam, cada vez mais as pessoas andam deprimidas e insatisfeitas. Basta acessar as pesquisas e dados estatísticos referentes às vendas de medicamentos para depressão.

Penso que uma das patologias sociais atuais é essa: a compulsão pelo consumo. Assim como toda compulsão, ao invés de satisfazer as pessoas, só faz crescer a carência e a necessidade de consumir...

Quem veio primeiro: "o ovo ou a galinha"?

..........................................

Um comentário:

  1. ...é o modelo de gestão "casa bahia"...que pagar quanto....você vai comprando....o crédito já está mesmo aprovado...e de que forma vai pagar...já não é problema do sistema...aliás..é solução e retro-alimentação do mecanismo, pois podes pegar mais dinheiro a "juros módicos"...pois na outra ponta tem alguém que precisa lucrar de verdade com isso...alguém que precisa reforçar o seu caixa, pois "sabe como é....o negócio é de família..são várias gerações cuidando do patrimônio"...e como diria a canção.... assim caminha a humanidade, em passos de formiga e sem vontade...em época de eleição tai uma boa plataforma política: alguém dar a cara a tapa prá dizer do problema real das "linhas de crédito fácil"...se alguém falasse eu votaria nele.....eu e tantos milhões...porque não existe mesmo almoço grátis....como é tão claro assim e ninguém percebe....a doença do "contemporâneo"...todo mundo tem que ter o que está na mídia....custe o que custar (aliás...que programa vendido...boas idéias, mas embaladas no crédito fácil da propaganda)...

    ResponderExcluir