domingo, 11 de março de 2012

"...ESSES OLHOS TÃO GRANDES..."

Muitos de nós lemos, ouvimos histórias e assistimos filmes e espetáculos sobre o clássico conto "Chapeuzinho Vermelho", escrito, segundo consta, pelo francês Charles Perrault há aproximadamente 400 anos atrás.

Pois bem, assisti a mais uma adaptação livre deste clássico, realizada pela Cia. Mevitevendo.

O método de trabalho que esta Companhia utiliza, baseado no teatro de animação gera resultados surpreendentes. Os bonecos são sempre esquisitos, desengonçados, e o mundo em que vivem é sempre meio escuro, sombrio e aterrorizador. Parece algo do realismo fantástico alemão. É como se estivessemos dentro, no universo onírico dos personagens.
E, como o público alvo, em tese, são as crianças, quando estes começam a assistir ao espetáculo, a surpresa, um certo hipnotismo e estranhamento são praticamente automáticos. A utilização da metalinguagem e do jogo, dentro do jogo cênico, não subestimam um milímetro da inteligência infantil.

O própio nome da Companhia sempre me agradou. "Mevitevendo".
Que incríveis esses aforismos linguísticos que já apontam um percurso utilizado pela Companhia.
O simbólico e o imaginário se misturam ao real, apontando situações vividas de formas constantes por crianças, mas que insistimos em não querer falar a respeito ou simplesmente fingimos que não existem.

Voltando à questão dos nomes:
O espetáculo se chama "Esses Olhos Tão Grandes"! No caso, os olhos grandes são da pequena menina, que mesmo "pequena" já enxerga muito bem as artimanhas e sutilezas do mundo adulto.

Os contos originais não maquiavam em nada o sadismo, cinismo e crueldade de adultos em relação às crianças, como muitas adaptações (principalmente as de Walt Disney) insistem em fazer todo o tempo. Ainda bem que a Cia Mevitevendo não entrou nessa "Disneylização" dos contos para crianças.
Trata-se de um teatro bom, inteligente e sensível! Para aguçar inteligência e sentidos!

Recomendo.

"Esses Olhos Tão Grandes"
Texto, direção, atuação, bonecaria, produção e trilha sonora: Márcia Fernandes e Cleber Laguna - Cia. Mevitevendo
Operação de luz e som: Tarcísio Brum
Duração: 50 minutos

Até dia 08 de abril

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000
Sábados e domingos, 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário