quarta-feira, 11 de abril de 2012

O QUE SEMPRE NOS RONDA...

Li, recentemente, um artigo onde a autora esclarece pontos importantes sobre a "personalidade autoritária". Aqui faço minhas interpretações sobre o que li.

Tal personalidade, nos dias atuais, costuma se travestir de um ser modernoso, antenadíssimo em tudo o que rola no mundo, articulado e bom ator (sim, bom ator). Porque o ser em questão, por mais jovem que seja, pousa de professor sabe tudo. Não se permite dizer que não sabe algo.
Somente por isso, já é um chato. Porque, imagina, não há diálogo que sobreviva. Somente monólogo, porque, afinal de contas, o ser sabe tudo.

Mas, é só apertar um pouquinho que o ser "espana". Não se responsabiliza por nada, não assume nada, e não defende ninguém, a não ser a si, mesmo quando a situação que colocou alguém em dificuldade foi criada por ele.

O mais assustador, em nossos dias, é que este tipo de pessoa está sendo cada vez mais presente nos diversos espaços. E, como "obedece cegamente" a hierarquia, mesmo quando esta pode estar equivocada, tem ocupado lugares importantes.

Penso que, (resumindo muito), o grande imperativo de boa parte de pessoas que tem posições de destaque na sociedade atual, é o imperativo da perversão! São seres perversos que querem seguir somente suas próprias leis. Parece contraditório, mas não é... Seguem "cegamente" a hierarquia, porque se mimetizam com o sistema que pode ter raízes autoritárias, que atende perfeitamente a perversão que carregam.

Isto é perigoso! Porque as personalidades autoritárias que estão sempre nos rondando são "loucas" para instalar um clima nazifascista! Porque entendem que precisam obter "obediência" gerando insegurança e medo. Algo mais infantilizado do que querer obter obediência de adultos?
De adultos, espera-se o diálogo, com argumentos e contra argumentos! Não obediência.

Pois é! Por este motivo, não se renda e nem abra mão de seu exercício de pensamento, reflexão e crítica! Porque com inteligência e bons argumentos, o fascista terá mais dificuldades em manter seus postulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário