sexta-feira, 29 de março de 2013

MICRO MACRO

Estou em Portugal. Hoje, sexta feira da Paixão, estou numa cidade chamada Braga, próxima à região do Porto.

Esta cidade tem aproximadamente 180.000 habitantes e é uma guardiã de tradições religiosas católicas. Nesta Semana Santa, comemoram-se de forma intensa os rituais relativos aos acontecimentos narrados na Bíblia cristã. São muitas procissões, muitas missas, muitos rituais.

Com todo o processo de globalização econômica que solapa tradições, é interessante estar nesta cidade, numa Semana Santa. Pude experimentar uma sensação de "suspensão temporal". Hoje, ao caminhar tranquilamente pela cidade, ouvi cantos gregorianos. Comecei a "seguir" o som para chegar à igreja onde estavam sendo entoados. Experiência diferenciada, ser guiada por uma melodia delicada no meio de uma cidade como essa. É como se por alguns momentos o tempo parasse em um outro momento histórico.

Escrevo aqui de sentimentos, de subjetividade, de delicadezas... De ser tocada por uma emoção despertada por um canto gregoriano em plena Semana Santa.

Não há aqui pretensão de pensar sociologicamente o fenômemo religioso desta cidade. Nem de fazer apologias religiosas. Somente compartilhar de uma sensação boa e delicada, vivida neste momento importante da tradição cristã.

Em tempos de vertiginosa mudança dos modos de vida, marcada por fortes pressões midiáticas, sociais e econômicas, tem sido um privilégio experimentar esta sensação em Braga.

Desejo a todos, todos sem exceção, cristãos ou não, uma BOA PÁSCOA!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário