domingo, 8 de fevereiro de 2009

PAIXÕES!

O que seria da vida sem as paixões?
Para mim, seria absolutamente sem graça!
O que torna a vida interessante, a despeito de todas as desgraças a que todos nós estamos expostos, e de todos os problemas particulares e mundiais, são as paixões!
Paixão pela vida!

Alguém já disse que, talvez a arte não sirva para nada.
Penso que a arte, em suas diversas linguagens e manifestações não tem o dever de "servir" a algo, a alguém! Está ai para o nosso deleite.
E, quem são estas pessoas que dedicam suas vidas a criar, senão aquelas que, de um modo ou outro, são super apaixonadas pela vida!
Claro, existem todas as questões humanas: ganhar dinheiro, exercitar o narcisismo, etc, etc, etc... Mas, para mim, independente do que move cada um, o importante é poder me deleitar com tantas criações fantásticas, que deixam a vida menos ordinária.
Criações que nos permitem viagens imaginárias, reflexões, arrebatamento!

Dentre as criações artísticas, tenho predileção por cinema, literatura e teatro.
Estas linguagens sempre me transportam para um universo interior, muitas vezes ainda não visitado. E, quantas surpresas quando as visitas ocorrem!
Me sinto triste quando percebo que muitas pessoas, por motivos diversos, não conseguem se aproximar das linguagens artísticas! Falta poesia às suas vidas.

Recentemente, uma senhora que trabalha com faxina num espaço cultural, ao ser estimulada a assistir à peça teatral que estava em cartaz, e, que, dia após dia fazia com que ela tivesse um trabalhão danado para limpar o espaço de apresentação, relatou entusiasmada:
- ahhh, depois que assisti esta peça, limpo aqui com muito mais gosto!

Sentido! Carecemos de sentido.
O trabalho ordinário (no sentido de ser sua tarefa diária, e não de ser um trabalho menor) desta mulher ganhou mais sentido quando ela pode ser arrebatada pela peça teatral!
Que delícia saber disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário