segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"PASOLINI" e "PASOLINICES"

Pier Paolo Pasolini (1922-1975).
O cineasta italiano Pier Paolo Pasolini é um daqueles seres que considero dentro da categoria dos gênios.
No domingo passado assisti aos "CONTOS DE CANTERBURY". Trata-se de uma adaptação de uma coletânea de contos eróticos do século XIV. Foi filmado por Pasolini na década de 1970.
O filme é de uma riqueza sígnica, que precisa ser visto algumas vezes, para que as decodificações dos elementos possam ser melhor elaboradas. Haja elaboração!
Mas, quero mesmo é dizer que me diverti muito assistindo ao filme. Parece coisa de realismo fantástico. Os contos tratam de diversas situações do cotidiano de um povoado, sempre temperadas com um erotismo até ingênuo em algumas cenas. Mas, a aparente simplicidade das cenas, trouxe para mim uma enorme gama de representações das aspirações humanas.
O que chamou minha atenção de forma especial foram as cenas onde a crítica ao clero católico foi feita de forma tão divertida e explícita que ficava impossível não cair na gargalhada.
Mas, as gargalhadas da platéia não banalizavam a obra do cineasta, só chancelavam a atualidade da sua crítica.
Não sei se a brutal morte do cineasta em 1975 foi algum tipo de encomenda. Muito se especula a respeito. Porque, de fato, sua obra incomoda muito aqueles que tem o "rabo preso" com as instâncias de poder institucional, as quais não aceitam ser questionadas ou ridicularizadas.
Nas cenas onde a crítica ao clero é descarada, fui transportada para nossa realidade. Já pensou se Pasolini ainda estivesse vivo? Como seria ver uma cena feita por ele, ironizando o papa Bento XVI com seus sapatos Prada vermelhos, descendo de sua "limusine" com chofer, e depois indo a público proferir seus discursos altamente homofóbicos...
Puxa! Não me resta mais nada do que ficar especulando a respeito.
É isso que os gênios nos causam...desejo de saber o que criariam a partir do contexto atual!
VIVA PASOLINI!

Um comentário:

  1. Oi, Aninha.
    Muito bons os seus textos... adorei.
    Revelam a sua espontaneidade e sua paixão pela vida, aquilo que em você há de mais admirável.

    beijos.
    ev.

    ResponderExcluir