quarta-feira, 18 de março de 2009

EXERCÍCIO DE PENSAMENTO

Hoje, ao conversar com um amigo ator, este me contava de suas carências educacionais infantis, devido às dificuldades sócio econômicas, vividas à época da infância.
Como ele sempre foi apaixonado por circo, "supriu" parte destas carências, estudando técnicas circenses com um grande profissional que, ao perceber que ele ia todos os dias observar os artistas e os imitava, convidou-o a aceitar uma bolsa de estudos para as técnicas circenses.
Esta paixão pelo circo formou parte do que ele é hoje. Mas, ele reconhece que as carências educacionais da infância, ainda dificultam sua capacidade de compreensão de textos mais complexos. Por isso, após ingressar no teatro e obter certo sucesso como ator, procura agora por alguém que lhe oriente com relação à interpretação destes textos.
Ao pensar sobre nossa conversa, expandi a questão e pude relembrar que sem uma educação de ótima qualidade, várias pessoas estão relegadas à sub categorias sociais.
Por esta faceta da educação (sem citar outras), podemos nos deparar com a grande chaga que o sistema capitalista de produção abriu, e que não conseguirá, e nem tem pretensão de curar: o da divisão social de classes.
Sustentando um discurso neo liberal que prega que cada um é reponsável (sózinho) por sua vida!Como se todos nascessem com todas as condições sócio econômicas iguais e favoráveis.
Este sistema sustenta o famoso slogan "self made man"! Grande falácia!
Pobres humanos que somos, criando sistemas que reforçam modos de vida absolutamente individualistas.
Ainda bem que existem e continuarão a existir pessoas como o profissional do circo, que com seu olhar sensível e generoso, abriu as portas para outras possibilidades na vida deste amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário