quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

HIERARQUIA E BUROCRACIA X AUTONOMIA

Os sistemas sociais, empresariais, institucionais e demais "ais", são a demonstração perfeita do buraco sem fundo da burocracia aliada às escalas hierárquicas.

Como grande parte da humanidade ainda considera que pensar é um perigo, insiste em manter os jurássicos sistemas burocráticos e hierárquicos, limitando assim, a possibilidade de que possamos exercer nossa autonomia e comprovar a capacidade que temos em resolver as questões sem tantos percalços.

Enganam-se os românticos ao pensarem que os seres de forma geral, evoluem no sentido de compreenderem que a autonomia é o melhor caminho.

Existe um desejo de controle sobre as ações alheias, presente na maioria dos humanos, que se presta a alimentar a fantasiosa necessidade egóica destes seres. É deprimente!

Raras, ótimas e essenciais são as pessoas com quem convivemos e, de fato, agem de forma afirmativa, acreditando na autonomia como princípio norteador de uma vida mais plena.

Infelizmente, o desejo de mando cega a muitos. Alguns até bem inteligentes e articulados, mas que, na sede de obterem privilégios nos parecem seres "vendidos".

Espero - porque a esperança ainda me move - que possamos viver tempos onde a autonomia seja valorizada e reconhecida como uma virtude e não como um vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário