Terminei de ler um livro que trata de questões filosóficas.
Num ponto do livro, um autor afirma que:
- "...a sabedoria é uma atitude..."
Gostei do que li, aproveitarei por muito tempo as reflexões e estou a pensar que a sabedoria é uma virtude que só podemos nos apropriar por meio de nosso amadurecimento como seres do pensamento. E penso que a virtude da sabedoria se desdobra em sabedorias - no plural. Porque nossa vida, para ser melhor, carece das sabedorias a serem exercidas no cotidiano, em nossas relações diversas.
Sabedorias que, como diz o filósofo, se desdobram em atitudes dentro dos contextos e situações/decisões que precisamos enfrentar/tomar.
As vezes penso que idealizamos muito a sabedoria em algumas situações, e, em outras recalcamos demais nossas ações e pensamentos.
Ser sábio, conforme compreendo, desdobra-se em atitudes que as vezes requerem silêncio, outras ironia, outras um franco discurso do que pensamos, outras simplesmente sair e deixar o outro falando sózinho, e, na maior parte das ocasiões, sermos generosos e simples com nossos convivas. E, quando, em determinadas situações, não for possível sair e deixar o outro falando sózinho, saber se utilizar de uma finesse e abstrair totalmente, retirando-se em espírito. Risos...
E, de dia em dia, de situação em situação, exercer o desdobramento das sabedorias que podemos ampliar, porque como seres inteligentes, ampliando nosso repertório, poderemos direcionar sempre nossa vida no caminho do bem, como reafirmam tantas vezes diversos filósofos em seus sistemas de pensamento, transformados em teorias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário