terça-feira, 24 de agosto de 2010

ELEIÇÕES - REFLEXÕES - DOIS

Conversei com uma amiga que defende a Anarquia. E, li recentemente um artigo enviado por um querido, do Carlos Heitor Cony sobre eleições e democracia representativa.

E, fiquei pensando a respeito.

Platão - filósofo grego - defendeu que existem formas perfeitas, idéias perfeitas. E, segundo Cony, o Homem ocidental carrega consigo esse ideário - tese da qual compartilho.

E, por carregar esse ideário, penso que em determinados momentos históricos, como no caso das eleições, nós projetamos todas as nossas "sujeiras" nos candidatos, como se só estes (candidatos) fossem os únicos causadores de nossos problemas.

Como se o sitema de governo - sózinho - fosse responsável por todas as nossas mazelas.

Eu mesma escrevo várias vezes sobre as mazelas. Penso que, tenho a dignidade de me enxergar como uma pessoa que possui mazelas também! Isso é "demasiadamente humano".
(Caso esteja enganada, cara leitora ou leitor, por favor, me informem!) .

Assim, mesmo com as mazelas sociais, problemas políticos, questões várias da sociedade, ainda defendo que votar é um direito do qual não devemos fugir ou nos omitir.

E, como não carrego - há muito tempo - o ideário platônico, entendo que vivemos este momento histórico com a democracia representativa como nossa realidade política. E, sendo esta nossa realidade, é bastante humano que façamos nossas escolhas pautados por critérios possíveis e não por critérios ideais.

Alguém aí vive segundo todos os ideais que traçou para a própria vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário