sábado, 21 de agosto de 2010

"PESSOALIDADES" - REFLEXÕES - UM

É cada vez maior o número de programas, revistas e livros que privilegiam as particularidades.

Como exemplo já vem alguns à caxola:
- BBB, A FAZENDA, CASA DOS ARTISTAS,
- REVISTA CARAS, REVISTA QUEM,
- SÉRIES BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS...

Sigmund Freud, considerado o "pai" da psicanálise escreveu muito para sistematizar sua obra. Dentre seus escritos, um texto privilegia o tema "NARCISISMO.

Para quem já leu, passou ou passa por psicoterapias, o termo deve ser de alguma forma conhecido. Para quem não leu nada, um singelo esclarecimento:

Narcisismo vem do nome Narciso, que segundo conta um mito grego, era um rapaz lindíssimo, que de tanto se admirar às margens de um lago, morre.

"Morre de amor por si mesmo".

Nossa... não faltam exemplos destes que, metaforicamente, morrem de amor por si mesmos.

Uma dose de amor por si mesmo é necessária. Não fosse o amor próprio, nos entregaríamos às experiências auto destrutivas. Aliás, muitos o fazem.

Porém, amor próprio de forma excessiva cria monstros: perversos, frios. Que pensam somente em si mesmos e pouco se importam com quem os circundam e com o contexto em que vivem, exceto se for para tirar o máximo de proveito próprio das pessoas e dos contextos.

Vivemos tempos onde o narcisismo e o hedonismo excessivos prevalecem. Penso que, talvez, este seja um dos motivos para que esta sociedade esteja mergulhada num certo vazio.

Juntos, capitalismo global e narcisismo, formam uma díade quase imbatível para que a vida seja reduzida à questões relativas ao consumo desenfreado e à estas bobagens cotidianas com que nos deparamos o tempo todo nas diversas mídias.

Haja senso crítico e reflexão!

.......................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário