segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DISCURSOS

A fala é um dos principais aspectos pelos quais nos tornamos humanos. É através dela que se constroem ou destroem muitos pilares sociais.
...................................................
Gosto de conversar. Gosto de pessoas que conversam com fluidez, expressando suas idéias de forma clara.
E, penso que a capacidade e a forma de elaborar a forma discursiva é um dos aspectos que nos ajudam ou atrapalham em nossas relações.
Por melhor que seja a intenção, se o discurso não for convincente e coerente com as ações, temos grandes chances de "morrer na praia" depois de muito ter nadado.
Essas idéias ficaram aqui na caxola depois de ter assistido ao filme "O DISCURSO DO REI".
Trata-se do enfrentamento da gagueira daquele que viria a ser o futuro rei George VI da Inglaterra no período que vai de 1936 até 1952, ano de sua morte.
O período era tenso mundialmente devido a recente Primeira Guerra e a iminência da Segunda Grande Guerra. E no plano particular, um tipo de crise familiar levou o filho primogênito Edward, a abdicar do trono após ter assumido. Com a abdicação, o próximo a assumir o trono foi Albert que sofria de uma gagueira, impedindo-o de discursar. E, este impedimento já lhe havia causado vários constrangimentos públicos. Porém, mediante a urgência do contexto, e com a contribuição de sua mulher que já lhe havia apresentado vários profissionais, eles vão até um chamado Lionel Logue, australiano de nascença (a Austrália era colônia inglesa à época) . Este profissional, com seu estilo nada ortodoxo para a época, e valorizando a escuta e o vínculo relacional para a evolução do tratamento, contribui para que o Rei empossado faça seu primeiro discurso, quando então declara guerra à Alemanha, após a invasão desta à Polônia.
É um momento tenso em todos os aspectos, e deste discurso depende a credibilidade do rei junto ao seu povo, temeroso pela guerra. A competência dos atores torna o filme interessante em minha análise. E, nos mostra da forma mais explícita, como a escuta apurada e um vínculo de confiança faz a diferença num tratamento, e como um discurso pode mudar o rumo de uma situação que aparentemente tinha tudo para ser catastrófica.
Confira e faça suas avaliações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário