quarta-feira, 2 de março de 2011

CADEIAS ALIMENTARES

O conceito "cadeia alimentar" é muito utilizado no mundo animal. Existe uma hierarquia entre os animais onde se estabelece quem come quem primeiro, para o equilíbrio deste reino.
É a famosa "lei da selva".

Em certos contextos, é utilizado para se referir às pessoas que estão em posições hierárquicas superiores dentro de diversas Instituições.

Muitas vezes, se refere literalmente ao ato de uns comerem os outros, e em outras vezes, se refere a possibilidade daqueles que estão na parte de cima da cadeia alimentar "ferrar" os que estão embaixo, pelo simples fato de atribuirem a si mesmos certos poderes.
Isto, na realidade, se chama abuso de poder.

O que mais podemos perceber nos contextos organizacionais são pessoas em cargos de chefia que abusam do poder que "pensam" ter em seus cargos. Porque, objetivamente, o poder que as chefias tem, se restringe a coordenar a equipe no que tange aos aspectos profissionais, relacionados à responsabilidade que o cargo de cada um pressupõe. Por isso mesmo, em diversas instituições há um setor que cuida de cargos e salários, onde existe uma descrição pormenorizada das responsabilidades de cada função.
...................................................
Considero muitas chefias absolutamente hipócritas. Hipócritas porque se fiam em discursos construídos de forma alheia a si mesmas, somente para se auto afirmar e receber promoções. Afinal, querem subir na cadeia alimentar, e tentar "comer" os que consideram inferiores...

Como já vaticinou um filósofo do século 19:
"...para conhecer um vilão, basta lhe dar um bastão..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário