domingo, 6 de março de 2011

MASCARADOS

A máscara é um objeto utilizado há tempos remotos. Na Grécia Antiga, palco da comédia e da tragédia teatral, as máscaras sempre ocuparam lugar de destaque.
E, no Carnaval, trata-se de um dos adereços badalados pelos foliões!

Aprofundando só um pouco, penso que independente de usarmos literalmente as máscaras, somos todos mascarados.
Mascarados porque vivemos num mundo tão complexo, que estabelece leis de convivência tão mesquinhas, que muitas vezes precisamos dispor de máscaras variadas nos contextos onde nos relacionamos.

Verdade é também que, saber quem realmente somos não se trata de algo fácil. Somos tantos e tantas dentro de nosso psiquismo que é ingênuo pensar que contamos com uma coerência constante. Penso que um dos pilares para que Jung estabelecesse o termo persona, tem fundamentação neste preceito de sermos tantas e tantos psiquicamente.

Claro que é bom contarmos com a maior dose de coerência que possamos ter, uma vez que já estejamos em certa faixa etária e tenhamos passado por "boas" experiências nesta vida.

Fiquei pensando sobre a questão das máscaras por conta de ter ido à uma brincadeira de carnaval e visto várias crianças se divertindo com suas máscaras e fantasias.

É bom contar com um período catártico como o carnavalesco, porque assim, muitos de nós afugentamos nossos "monstros internos" com nossas fantasias e máscaras, literais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário