segunda-feira, 30 de julho de 2012

QUESTÃO DE GÊNERO

Li, recentemente, um artigo que me entristeceu. Porém, ao mesmo tempo, só me atualizou de algo que já sabemos: as mulheres são sempre mais discriminadas. Neste artigo a autora aponta a questão da discriminação feminina quando a mulher é presa por ter cometido algum delito.
Conforme os dados estatísticos, as mulheres presas são abandonadas pela maioria da sua família: pais, mães, companheiros, irmãos e afins.
A família condena de forma brutal a mulher, não levando os filhos pequenos às visitas. Os companheiros as abandonam quase que imediatamente após a prisão, e os demais membros da família preferem "esquecer" que esta mulher existe, pela "vergonha" que causou à família. Ou seja, esta mulher é cruelmente hostilizada por todos, e abandonada no cárcere até o final de sua pena.
O que sempre chama a atenção é que os dados estatísticos apontam que, no caso dos homens presos, a situação é totalmente inversa. A família os visita de forma regular. As companheiras, em sua maioria levam os filhos pequenos às visitas porque querem que as crianças saibam quem é o pai e estas mesmas companheiras esperam por este homem até o final de sua pena. Ou seja, as mulheres ainda são mais solidárias e generosas (ou será que o sexo feminino é, ainda, mais ingênuo?)
Não gosto de fazer apologia a nem um "ismo", incluindo-se aí o feminismo. Porém, em mais um aspecto somos atualizados de que vivemos num país machista e que discrimina de forma ampla.
Até quando teremos que conviver com tantas crueldades e discriminações com mulheres, pretos, crianças, idosos e todos aqueles que não se enquadram na categoria do sexo masculino, de cor branca com carteira assinada e no auge do seu período produtivo para o capital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário